Histórico

Convidados pelo então Bispo de Manaus, Dom Irineu Joffily, no dia 24 de julho de 1921, chegaram os salesianos com a específica tarefa de iniciar as atividades do Colégio Dom Bosco. O primeiro diretor foi o Pe. Pedro Ghislandi.

Nas precárias instalações do antigo prédio episcopal, começaram a funcionar, imediatamente, as primeiras séries do Curso Primário, e, no terreno baldio ao lado, o Oratório Festivo.

No ano de 1927, apesar de graves dificuldades financeiras, com a ajuda de várias famílias tradicionais da cidade, iniciou-se a construção do antigo prédio do Colégio Dom Bosco com a sua majestosa fachada do lado da Av. Epaminondas.

Contemporaneamente à construção nova, foi aberto o Curso Ginasial atendendo, no turno matutino e vespertino, os filhos da classe média da cidade; e, no noturno, gratuitamente, os filhos de operários.

No ano de 1925, começou o internato para os jovens do interior do Estado, desejosos de um estudo mais aprimorado.

Em 1940, iniciou o Curso Científico e o Curso de Técnicos em Contabilidade, que formaram inúmeros profissionais ao longo dos vários anos de funcionamento.

No anos de 1959, fechou-se o internato por falta, principalmente, de pessoal salesiano e de ambientes adequados e suficientes para atender aos jovens internos.

Uma nova etapa da história do Colégio Dom Bosco teve início no ano de 1971 com a matrícula das primeiras alunas, atendendo às pressões de vários pais que já tinham filhos neste estabelecimento de ensino. Na mesma época, em instalações muito precárias, mas sempre por insistência dos pais, abriu-se o Curso de Pré-Escolar.

Com a abertura da Zona Franca de Manaus e o forte crescimento da população manauara, aumentou sensivelmente o pedido de novas matrículas. Iniciou-se, então, a construção de um novo prédioescolar, que foi inaugurado no mês de agosto de 1976.

O prédio antigo entrou, também, em reforma e foi reativado com novos ambientes escolares no ano de 1985.

O senhor Arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, em 05 de fevereiro de 1993, dirigindo-se por carta à Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, entidade mantenedora do Colégio, apresentou proposta de elevar o Colégio Dom Bosco à Paróquia Pessoal para atender pastoralmente aos alunos, ex-alunos e suas famílias. Em atendimento à solicitação da Igreja local, o Colégio se preparou construindo, no mesmo local da antiga, uma nova Igreja, em estilo moderno e muito acolhedora, que foi inaugurada no dia 28 de agosto de 1993.

Atendendo às necessidades dos tempos e para melhor atender os membros da Comunidade Educacional, o Colégio sempre procurou proporcionar ambientes modernos e equipado. Em particular, aprimorou-se a biblioteca e criaram-se ambientes para os laboratórios de informática em apoio ao ensino.

No ano da celebração dos 75 anos de existência do Colégio Dom Bosco, para atender aos inúmeros anseios dos ex-alunos e alunos e, para poder proporcionar à numerosa juventude novos ambientes formativos, o Colégio, como gesto concreto das celebrações, iniciou a construção de um complexo cultural-esportivo, inaugurado no decorrer do ano de 1998.

Hoje, o Colégio Dom Bosco funciona com os cursos: Educação Infantil (Pré I, Pré II), Ensino Fundamental (9 séries) e Ensino Médio (3 séries).

 

Foto 01   Foto 02    
     
     
   

 

 

 

   

 

© Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência